quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Citologia


  • Coleta e achados citológicos em diferentes processos


O exame citológico é de grande importância para o médico veterinário, pois ele auxilia em um diagnóstico mais rápido que os exames histológicos e se baseia na observação das células e não dos tecidos. O exame citológico é feito através da observação de materiais líquidos coletados da região onde há uma suspeita clínica. Depois de coletado, será produzido um esfregaço em uma lâmina, esse esfregaço será corado para que suas células possam ser observadas através do microscópio.

Podemos observar algumas técnicas de coleta para obtenção de material para o exame:

Citologia Esfoliativa
É uma raspagem realizada com o intuito de remover as células mais superficiais para observação de epitélios e visualização de exudatos e agentes infecciosos ou parasitários. É uma técnica utilizada para avaliação de lesões cutâneas, no útero, otites, entre outras.

Citologia por Decalque (imprint ou claps)
Nessa coleta, é retirado um fragmento de 1 a 2cm do órgão ou nódulo no qual se deseja realizar o exame, com um papel toalha remove-se o excesso de sangue e com o restante, faz a impressão em uma lâmina. Muito utilizada em técnicas de necropsia para confirmação de diagnóstico e também utilizada em lesões cutâneas, onde a lâmina é pressionada sobre a lesão, e após a secagem é enviada para o laboratório.



Citologia por Esmagamento (squash)
É coletado um fragmento de 2mm, através da raspagem, e depositado em uma lâmina, esse fragmento receberá uma gota de corante e será colocada outra lâmina sobre o material que será comprimido e espalhado.

Citologia Aspirativa por Agulha Fina ou Punção Aspirativa
Utilizada para coleta em órgãos como linfonodos, próstata e tireoide ou para formações de massas. Com o auxílio da seringa com agulha, aspirar o material interno do órgão ou massa desejado, o material coletado deve ser colocado em duas lâminas nas quais seriam feitos esfregaços. Essas lâminas devem permanecer de 20 a 30 minutos no ar ou em álcool para que o material seja fixado e depois deve ser encaminhados para o laboratório bem embrulhado e identificado.

Colheita de fluídos sinovial, peritonial, pleural e líquor.                         
 O fluido deve ser coletado por uma seringa é transmitido 2 ml para o tubo de tampa vermelha, que é o frasco sem anticoagulante, e 2ml depositado em um frasco de tampa roxa, com presença de EDTA. Manter refrigerado em 2 a 8ºC. Também deve ser produzido um esfregaço sem cauda que irá secar ao ar e será transportado em temperatura ambiente.


  • Achados citológicos




Referências:
KÜEHNEL, W. Color atlas of cytology, histology, and microscopic anatomy.4. ed., New York: Thieme, p. 542, 2003.
RASKIN, R. Atlas de citologia de cães e gatos. São Paulo: Roca, p. 365-369, 2003.
RITO, I. Q. S. Utilização da citologia conjuntival no diagnstico de doenas oculares. 100f. 2009. Dissertação (Mestrado integrado em Medicina Veterinria), Faculdade de Medicina Veterinária - Universidade Técnica de Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário