sábado, 24 de outubro de 2015

Mielograma

Mielograma é o exame responsável pela observação da medula óssea que está localizada no interior dos ossos e é responsável pela produção das células sanguíneas. Através dessa técnica é possível se observar como estão as células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas), permitindo assim através de suas alterações um diagnóstico de determinadas doenças como anemia, leucopenia e trombocitopenia, e também com a detecção de leucemias e de parasitas. Na execução da coleta é necessário que o animal seja anestesiado com anestesia geral para que seja realizada uma punção óssea seguida da aspiração do conteúdo presente no interior do osso chamado de medula óssea. Sem a anestesia o exame seria inviável já que é uma forma de coleta muito dolorosa, onde o animal ficaria muito estressado não permitindo que o médico veterinário realizasse a coleta de maneira adequada. Os locais onde a punção para a coleta de medula óssea pode ser realizada no caso do animal posicionado em decúbito lateral é no fêmur ou na tíbia, e no caso do animal posicionado em decúbito ventral o local de acesso e punção da medula óssea é a crista ilíaca.


Depois da coleta da medula óssea, parte do material é depositado em uma placa de petri para que possam ser observadas a presença de espículas medulares com movimentos de inversão da placa. Após a observação das espículas, esse material é coletado com tubo capilar para tentar capturar algumas espículas. Logo depois, o conteúdo do capilar é depositado em uma lâmina é colocada outra em cima e no mesmo sentido da primeira. Depois que o sangue estiver bem espalhado pela lâmina a de cima será removida e a lâmina com material coletado ficará no ar para secar e adquirir uma melhor qualidade de visualização.








Referências:
JAlN, N. C. Essentials ofveterinary hematology. Philadelphia: Lea & Febiger, 1993.417 p.
MEYER, D. J.; HA.RVEY, J. W. Hematopoiesis and evaluation ofbone marrow.ln: o Veterinary laboratory medicine - lnterpretation aod diagoosis. Philadelphia: W.B. Saunders, 1998. p. 23-42.
MENDONÇA, C.L. et al. Avaliação clínica e hematológica em bezerros Nelore infectados experimentalmente com isolados de Babesia bigemina das regiões Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil. Pesquisa Veterinária Brasileira, Rio de Janeiro, v.23, n.2, p.52-60, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário